sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você tem fome de que?

"Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Afeto, do latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado". Daniela Souza.
 
Vários pacientes que atendo no consultório conseguem perceber que os excessos alimentares não são necessários para suprirem suas necessidades nutricionais e os fazem para matar sua fome emocional. 
 
Quando o individuo reconhece essa diferença consegue ao longo do tempo identificar seus excessos e a falta de controle dentro e fora dos horários das suas refeições e a perda de peso ocorre como consequencia desse equilibrio que buscamos no tratamento.
 
É muito gratificante tratar esse tipo de paciente e o Psicodrama gera subsidios para diagnosticar e auxiliar esse paciente com técnicas e abordagens diferenciadas.
 
Vale ressaltar que compulsão alimentar, obesidade e várias patologias estão associadas e a cada dia começam a surgir mais cedo.
 
E você, tem fome de que?
 
Analíssia Morum.