quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diet X Light

Vários pacientes questionam a diferença entre os alimentos diet (dietéticos) e os alimentos light.
Podemos diferencia-los da seguinte forma:
  • Alimento Dietético - é o alimento que possui insenção de determinado nutriente quando comparado ao mesmo alimento em versão tradicional, ou seja, o alimento é isento de açúcar ou sódio ou gordura entre outros componentes.
Recomendo em casos especificos de pacientes que possuem patologias como diabetes, hipertensão que não devem consumir determinado componente.
  • Alimento Light - é o alimento que possui 25% de redução de determinado nutriente quando comparado ao mesmo alimento em versão tradicional, ou seja, ele ainda esta presente no alimento porem em quantidade reduzida.
Recomendo em casos de pacientes que desejam perder peso, reduzir a quantidade de calorias ingeridas no dia ou reduzir o consumo de gordura, açúcar ou outro nutriente.

Mas antes de qualquer consumo recomendo aos pacientes observarem os rótulos, pois atualmente a indústria alimentícia causa muita confusão na cabeça dos consumidores com informações nutricionais escritas com letras minúsculas e conceitos trocados.

Vale ressaltar que todos os alimentos devem ser consumidos de forma moderada, lembrando sempre que na ausência de patologias - NÃO EXISTE ALIMENTO PROIBIDO E SIM QUANTIDADE PROIBIDA!!

Abraço, Analíssia Morum.