Olá!
Muito se fala sobre a patologia, mas será que o diabético sabe o que acontece dentro do seu organismo?
Percebo no consultório que vários pacientes não sabem descrever a doença e essa falta de conhecimento do "conceito" gera maior dificuldade no tratamento.
No meu trabalho final de conclusão da especialização, relatei a "Importância da Educação Nutricional no Sucesso do Tratamento do Diabetes Mellitus". Através desse trabalho percebi que os pacientes tendo conhecimento sobre a patologia conseguem se tratar e ter melhor qualidade de vida.
A doença pode ser diagnosticada através de exame de rotina (glicose jejum) ou através de algum sintoma (perda de peso excessiva, sede, cansaço).
Após o diagnostico alguns cuidados devem ser tomados: adequação da medicação, por isso a importância do endocrinologista próximo, atenção com a alimentação prescrita de forma individual por nutricionista e aceitação da patologia pelo paciente e pessoas que convivem com ele.
A patologia acontece por deficiência no pâncreas em não produzir insulina ou produzi-la em quantidade insuficiente para transportar a glicose para dentro das células, sendo assim essa glicose permanece na corrente sanguínea e há falta de energia dentro das células. A falta constante de energia gera desgaste nas células e com o passar do tempo esse desgaste gera outras patologias, que são as "patias" relacionadas ao diabetes - cardiopatia, retinopatia, hepatopatia..
Vale ressaltar que os cuidados são indispensáveis e que apesar da doença estar aumentando no mundo todo ainda é possível evitarmos através de hábitos de vida saudáveis (alimentação e atividade física, por ex).
Abraço, Analíssia Morum.