Sempre que vemos uma criança "gordinha, fofa" achamos muito bonitinho.
Mas isso não é nada lindo aos olhos da nutrição saudavel.
Os hábitos alimentares começam a se formar mesmo antes desse bebezinho sair da barriga da mamãe, e torna-se real ao introduzir os alimentos no dia da criança.
Ao receber as crianças no consultório percebo como os hábitos da família e principalmente os hábitos alimentares das mães ou das pessoas que são as responsáveis pelo preparo dos alimentos influenciam os pequenos.
Devemos ter muito cuidado e redeas curtas ao tratar isso. A responsabilidade é grande ao cuidar dos pequenos, pois estamos evitando que futuras patologias relacionadas com maus hábitos alimentares e sedentarismo façam parte da rotina dos futuros adultos.
O ciclo é vicioso, pais e mães sedentarios, que permanecem muito tempo em frente a tv ou computador, que buscam alimentos rápidos, prontos, de fácil preparo na maioria das vezes são ricos em sódio e açucares, o que aumenta o valor calorico ingerido pela criança.
Lembro sempre que as crianças não fazem as compras da casa, não selecionam os alimentos que são levados até a mesa da familia e sim os maiores.
Então antes de oferecer algum alimento ao seu filho lembre-se que tipo de alimento esta oferecendo e porque escolheu aquele alimento, por ser saudável ou por ser pratico?
Pense nisso!
Abraço, Analíssia Morum.